Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Glossário da moda


Você sabe a diferença entre bolero, cachecol, estola, echarpe, pelerine, ponchoxale? Nao importa a tendência, local ou estacao do ano que você esteja vivendo: essas pecas tem a funcao de compor e enriquecer seu figurino.
Primeiramente, é importante saber a diferenca entre eles. Vejamos:

Bolero é um casaquinho de origem espanhola, aberto, sem manga, tipo corpete, quase chegando à cintura.


A echarpe e o cachecol são acessórios de igual forma, retangulares e compridos, no entanto enquanto a echarpe é feita de tecidos leves como cetim ou seda o cachecol é feito de tecidos quentes como a lã ou mesmo feitos artesanalmente com pontos de tricô ou crochê.



 
Estola: originalmente era feita de pele de raposa, mas hoje pode ser encontrada de lã ou outros materiais, como as peles sintéticas – é usada em volta dos ombros. 


Pelerine era uma capa elegante usada pelas mulheres em meados do século XIX. Baseada numa velha capa de romeiro, a pelerine tinha extremidades compridas na frente e era curto atrás, indo geralmente até a cintura. Usada ao ar livre, era feita de lã e outros tecidos quentes. Hoje é peça estilo capa curta que cobre a parte superior dos braços e ombros.
 
Poncho é  pedaço quadrado ou retangular de tecido de lã com uma abertura no centro para a cabeça. É usado reta ou diagonalmente.

 
Xale é confundido com o lenço pela forma quadrada ou triangular, são maiores para serem utilizados no ombro. Feitos com tecido mais quente como o tricô ou crochê, ou com tecido fino bordado para ser usado sobre vestidos de festa (traje social).

Nenhum comentário:

Postar um comentário